Tuesday, September 12, 2006

Protocolos e Modelo OSI - Parte 5

Olá pessoal,

Vamos nessa pessoa, veremos mais alguns protocolos e em qual camada estão relacionados.

Protocolos na Camada de Rede
IP - Internet Protocol (versão 4)  - IP é um acrónimo para a expressão inglesa "Internet Protocol" (ou Protocolo de Internet), que é um protocolo usado entre duas máquinas em rede para encaminhamento dos dados. (Veremos um unico capítulo sobre o IP).

IPv6 - Internet Protocol versão 6 - O IPv6 é a versão 6 do protocolo IP. O IPv6 tem como objetivo substituir o padrão anterior, o IPv4, que só suporta cerca de 4 bilhões ( 4 x 109) de endereços, enquanto que o IPv6 suporta 3.4 x 1038 endereços. A previsão atual para a exaustão de todos os endereços IPv4 livres para atribuição a operadores é de Janeiro de 2014, o que significa que a transição da versão do IPv4 para o IPv6 é inevitável num futuro próximo. O goveno dos Estados Unidos da América determinou que todas as suas agências federais devem suportar o protocolo IPv6 até 2008.

DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol - é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede.

 

Protocolos na Camada de Transporte
TCP - Transmission Control Protocol - é um dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da Internet nos dias de hoje. A versatilidade e robustez deste protocolo tornou-o adequado para redes globais, já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede. (Veremos um tópico especifico sobre este protocolo)

UDP - User Datagram Protocol - dá às aplicações acesso direto ao serviço de entrega de datagramas, como o serviço de entrega que o IP dá. O UDP é pouco confiável, sendo um protocolo não orientado para conexão. O "pouco confiável" significa que não há técnicas no protocolo para confirmar que os dados chegaram ao destino corretamente (Também o veremos em tópico específico).

É isso aí pessoal, já estamos bem adiantados em nossa teoria sobre as redes, começando é claro pelos protocolos e camada OSI.

Até o proximo tópico.

Pastre

No comments: