Tuesday, September 05, 2006

Protocolos e Modelo OSI - Parte 1

Olá pessoal,

Seguindo a nossa idéia de trazermos informações sobre rede, falaremos um pouco sobre os protocolos de rede e o Modelo OSI.

Dividiremos este assunto em partes, sendo uma para entendermos o modelo OSI e outra para deifinirmos "quais protocolos, cabem em quais camadas", OK? Vamos a obra!!

OSI (Open Systems Interconnection), ou Interconexão de Sistemas Abertos, é um conjunto de padrões ISO (International Standard Organization - Organização Internacional de Padronização) relativo à comunicação de dados.

Um sistema aberto é um sistema que não depende de uma arquitetura específica. Este padrão também é conhecido por "Camadas OSI", onde estas camadas foram criadas para facilitar o processo de padronização e obter interconectividade entre máquinas de diferentes sistemas operativos. Esse modelo serve de base para qualquer tipo de rede, seja de curta, média ou longa distância.

Camada física
Esta camada está diretamente ligada ao equipamento de cabeamento ou outro canal de comunicação, e é aquela que se comunica diretamente com o controlador da interface de rede. Preocupa-se, portanto, em permitir uma comunicação bastante simples e confiável, na maioria dos casos com controle de erros básico:
- Confirmação e retransmissão de quadros.
- Controle da quantidade e velocidade de transmissão de informações na rede
Obs.: Controle de acesso ao meio e Controle lógico de enlace não pertencem a camada física.

Camada de ligação de dados
Esta camada também se designa por Camada de enlace de dados ou por Camada de link de dados.
Esta camada que detecta e, opcionalmente, corrige erros que possam acontecer no nível físico. Responsável pela transmissão e recepção (delimitação) de quadros e pelo controle de fluxo.
Estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados. O endereçamento é físico, embutido na interface de rede.

É isso aí pessoal, até o momento já vimos 2 das 7 camadas que compõem o Modelo OSI.

Nos vemos no proximo tópico, onde abordaremos as camadas 3, 4 e 5.

Pastre

No comments: