Monday, September 11, 2006

Protocolos e Modelo OSI - Parte 4

Olá pessoal,

Seguindo a nossa idéia de trazermos informações sobre rede, falaremos um pouco sobre os protocolos de rede e também dividiremos este assunto em partes. Vamos a obra!!

Protocolos na Camada de Ligação
ADSL - Asymmetric Digital Subscriber Line é um formato de
DSL*, uma tecnologia de comunicação de dados que permite uma transmissão de dados mais rápida através de linhas de telefone do que um modem convencional pode oferecer.

ATM - Asynchronous Transfer Mode é um protocolo de redes de computadores para comunicação de alto nível, que encapsula os dados em pacotes de tamanho fixo (53 bytes; 48 bytes de dados e 5 de cabeçalho), em oposição aos de tamanho variável, comuns nas redes de comutação de pacotes (como os protocolos IP e Ethernet). No ATM, esses pacotes são denominados células.

Ethernet é uma tecnologia de interconexão para redes locais (LAN) baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI.

FDDI (Fiber Distributed Data Interface) foi estabelecido pelo ANSI (American National Standards Institute) em 1987. Este abrange o nível físico e de ligação de dados (as primeiras duas camadas do modelo OSI). As redes FDDI adotam uma tecnologia de transmissão idêntica às das redes Token Ring, mas utilizando, vulgarmente, cabos de fibra óptica, o que lhes concede capacidades de transmissão muito elevadas (na casa dos 100 Mbps ou mais) e a oportunidade de se alargarem a distâncias de até 100 Km.

xDSL é o nome utilizado para determinar todo o tipo de comunicações DSL* (Digital Subsriber Line). O XDSL é uma promessa, que tarda em aparecer, e que garante velocidades mais elevadas de downstream e upstream. É um serviço oferecido pelas companhias telefônicas através de linhas digitais interligadas a modens de alta velocidade.

**Digital Subscriber Line, ou simplesmente DSL, é uma familia de tecnologias que fornecem um meio de transmissão digital de dados, aproveitando a própria rede de telefonia que chega na maioria das residências.

É isso aí pessoal, já evoluimos bastante neste entendimento, e cuidado com a "sopa de letrinhas" entre os protocolos e onde (qual camada) eles são aplicados. ;)

Pastre

No comments: