Thursday, July 26, 2007

Como faço para substituir o Linux que veio no PC por Windows?

Por Camila Rodrigues, da PC WORLD
25/07/2007

Saiba como instalar o Windows e, caso prefira, faça os dois sistemas operacionais conviverem no seu computador

Dúvida do leitor Ricardo Koga, recebida por e-mail
“Tenho um PC novo com sistema Linux e quero tirá-lo para colocar o Windows. A duvida é: instalo o Windows por cima do Linux?”

PC WORLD: Segundo a Microsoft, não é necessário desinstalar o Linux para utilizar o Windows XP. No entanto, não há como instalar o software da Microsoft sobre outro sistema. Assim, o usuário pode optar entre as seguintes soluções:

1)Dual boot: formatar o HD para desinstalar o Linux e instalar o Windows XP, conforme instruções do link Como remover o Linux e instalar o Windows XP.

A partir daí, você poderá instalar o Linux no espaço restante do HD a partir do CD que veio com o computador. No final da instalação do Linux, aparecerá a opção para você escolher o Gerenciador de Boot; é recomendado a utilização do Grub para o usuário leigo em vez do LILO.

2)Só o Windows: Formatar o HD para desinstalar o Linux e instalar o Windows XP, conforme instruções do link Como remover o Linux e instalar o Windows XP e manter um computador com apenas um sistema operacional.

Lembramos, no entanto, que trabalhar no Linux é mais seguro que no Windows, já que sua base de usuários menor e, por isso, é um alvo menos constante de ataques do que seu concorrente pago.

Como existem aplicativos e sites que são feitos para atender ao padrão Windows e Internet Explorer, há outra maneira de conciliar estes dois ambientes virtuais:

3)Instale o IEs4Linux traz o Internet Explorer para o Linux, quase sem modificações. As versões 5, 5.5 e 6 do IE possuem suporte oficial até o momento; uma versão beta do IEs4Linux traz suporte parcial para o IE 7, com melhorias no funcionamento. Para saber mais sobre como executar aplicativos de Windows no Linux, clique aqui.

É isso aí pessoal, até a proxima dica !

Pastre

No comments: