Monday, March 05, 2007

Decifre os ícones das câmeras digitais - PCWORLD

Você sabe para que servem aqueles símbolos do menu de sua câmera?
Os pequenos ícones que aparecem na seleção de controle das câmeras digitais podem ser legais, mas, a menos que se tenha lido o manual corretamente, certamente haverá confusão sobre o significado de cada um.
Cada qual representa um modo distinto da câmera e selecionar o modo correto poderá fazer a diferença entre uma ótima foto e um desperdício de bateria. Aqui estão alguns dos ícones mais comuns e como o modo funciona.

Aviso: cada modo da câmera é projetado de uma forma diferente, então há diferenças perceptíveis nos itens abaixo. Note ainda que nem todos os modos de foto aparecem na seleção de controle, alguns podem estar no menu.

Automático: Prepara o flash e o foco da câmera para automático e usa configuração média de exposição. Costuma ser o modo padrão das câmeras. Algumas vezes o item aparece como ‘AUTO’.


Close-up: Use esse modo para tirar fotos a 60 cm ou menos. Perceba que o flash pode não funcionar a menos que ele seja colocado manualmente no modo.Landscape (Paisagem): Para objetos distantes. O flash não deve disparar. Algumas vezes é indicado pelo símbolo ∞ (infinito)

Sport Mode (modo esporte): Para fotografar objetos em movimento. Coloca a velocidade de disparo para o valor mais rápido e costuma usar o flash quando preciso.
Night Mode (modo noturno): Para situações de pouca luz. Usa uma velocidade de disparo baixa e pode usar o flash. O ícone também pode indicar um modo de luz de fundo que dispara um flash de preenchimento para poder compensar devidamente o objeto sombreado.

Portrait Mode (modo retrato): Para rostos. Tenta borrar o fundo e pode usar o modo de redução de olho vermelho.

Video Mode (modo vídeo): Para filmagem de pequenos clipes.Image Stabilization (estabilização de imagem): ativa o estabilizador de imagem para compensar as mãos tremidas.
Aperture-Priority Mode (modo de abertura prioritária): Você determina manualmente a configuração de abertura (o diâmetro das lentes) e a câmera controla a velocidade de disparo.

Shutter-Priority Mode (modo de disparo prioritário): Você determina manualmente a velocidade de disparo e a câmera controla a abertura das lentes.

Manual Mode (modo manual): Aqui você obtém controle completo da abertura e da velocidade de disparo da câmera.
É isso aí pessoal até a proxima dica.
Pastre

No comments: